Instituto Superior Técnico

Núcleo de Segurança, Higiene e Saúde

Segurança em Laboratórios

A preocupação com a segurança e saúde no trabalho de todos os utilizadores dos laboratórios está cada vez mais presente na consciência de todos, pois os riscos existentes nestes locais são diversos e estão associados ao manuseamento de equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos e produtos radioactivos.

Desta forma, para prevenir e minimizar os riscos referidos, é necessário adotar uma cultura de segurança, que necessariamente engloba o conhecimento dos riscos a que se pode estar exposto. Para isso é essencial a preparação antecipada e cuidada de todo o trabalho laboratorial/experimental que deve envolver o conhecimento dos riscos e segurança associados à manipulação dos reagentes, dos produtos intermédios e finais, assim como dos equipamentos.

A segurança nos Laboratórios é essencial para garantir um trabalho de qualidade e a saúde dos utilizadores, pois uma pequena distração pode colocar em risco a segurança não só dos próprios mas também de terceiros.

Tendo em consideração esta preocupação elaborou-se um modelo base de Manual de segurança para Laboratórios, no qual se tentou reunir a informação mais pertinente,  com o objectivo de ser implementado em todos os Laboratórios. Para isso, o modelo apresentado, deve ser complementado com informação especifica de cada laboratório, nomeadamente: as fichas de segurança dos produtos utilizados, fichas de prevenção de riscos, instruções de segurança para manuseamento dos equipamentos…

De salientar que a referência a Laboratórios deve ser entendida como Laboratórios com riscos para a saúde dos utilizadores, pelo que a maioria das regras apresentadas não serão válidas para os “Laboratórios de Tecnologias de Informação”.

Um dos anexos do manual é um folheto de incêndios, no qual é apresentado o ponto de encontro do campus da Alameda. No entanto, caso os utilizadores dos laboratórios dos outros campi pretendam, podem descarregar os folhetos de incêndio dos respectivos campi na página Emergência e substituir no manual apresentado.