Instituto Superior Técnico

Núcleo de Segurança, Higiene e Saúde

Working@Tecnico

Aplicação do COPSOQ – II de 4 a 22 de novembro

Link para o questionário: https://pt.surveymonkey.com/r/72X7PMY

 

 

Apresentação da CARP na sessão de esclarecimento CARP 24-10-final (2MB).

 

Brochuras working@tecnico:

 

Todos sabemos que é difícil ter um bom desempenho no trabalho e lidar com todas as tarefas quotidianas quando passamos por momentos difíceis na nossa vida. Pode parecer surpreendente, mas sabemos que 1 em cada 5 trabalhadores portugueses experienciam problemas de Saúde Psicológica ou Stresse Ocupacional. Só em perda de produtividade os problemas de Saúde Psicológica custam às empresas portuguesas cerca de €300 milhões, todos os anos.

Ainda assim, o estigma associado a estes problemas pode tornar muito difícil pedir ajuda. Todos temos a responsabilidade de zelar uns pelos outros quando estamos a trabalhar, e a Saúde Psicológica é tão importante como a Saúde Física.

O IST encontra-se a desenvolver ações para criar um local de trabalho mais saudável e com mais bem-estar para todos.

No dia 22 de janeiro de 2019, foi assinado um protocolo de colaboração institucional com a Ordem dos Psicólogos portugueses (OPP) representada pelo bastonário, Francisco Miranda Rodrigues. Aquando da assinatura deste protocolo, o Presidente do IST, Prof. Arlindo Oliveira, reiterou o empenho dos órgãos de gestão do Técnico para que as condições de trabalho sejam as melhores possíveis “Vamos através deste protocolo, e de uma forma prática e expedita criar um sistema que nos permita auscultar as preocupações que alguns funcionários poderão ter no seu ambiente de trabalho”, havendo “um intuito inteiramente positivo desta colaboração”.

O protocolo prevê a realização de ações de formação para psicólogos do Técnico, com o objetivo de constituir uma equipa para a avaliação dos riscos psicossociais dos trabalhadores, e a disponibilização de uma ferramenta para a avaliação destes riscos no local de trabalho, bem como a participação em iniciativas de prevenção e intervenção no âmbito dos riscos psicossociais.

O trabalho realizado até ao momento foi apresentado no passado dia 26 de junho às 11:00h., na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, aos superiores hierárquicos de trabalhadores técnicos e administrativos do IST (ver apresentação). Em breve teremos mais informações sobre working@tecnico.

 

Apresentação do dia 26-06-2019 – CARP 26-06-final (2MB)